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– Educação para a Cidadania e o Ecodesenvolvimento
1.O
principal obstáculo a um desenvolvimento sustentado e a uma democracia
plena no país é o cada vez mais baixo nível educacional e cultural das sucessivas
gerações que passam pelo ou ao largo do sistema educacional vigente. A
degradação do sistema educacional, sua incapacidade de formar cidadãos e
também servir de base para uma valorização profissional adequada prejudica
notavelmente a consolidação de uma sociedade solidária e de uma economia capaz
de criar o máximo de valor agregado, o que depende de mão de obra qualificada.
plena no país é o cada vez mais baixo nível educacional e cultural das sucessivas
gerações que passam pelo ou ao largo do sistema educacional vigente. A
degradação do sistema educacional, sua incapacidade de formar cidadãos e
também servir de base para uma valorização profissional adequada prejudica
notavelmente a consolidação de uma sociedade solidária e de uma economia capaz
de criar o máximo de valor agregado, o que depende de mão de obra qualificada.
São
necessárias:
- a educação
das crianças para o pleno exercício da cidadania e a afirmação de
uma cultura democrática de tolerância que estimule o convívio salutar das
diferenças, afastando toda forma de opressão, discriminação e preconceito, que
faça da solidariedade, do respeito aos direitos humanos e da defesa da natureza,
valores permanentes da sociedade; - a
recuperação e reabilitação da escola pública nos níveis primário,
secundário e
universitário, com um investimento no nível salarial e de formação e reciclagem
permanente do professor; - a defesa do
ensino público universitário e investimento na informatização, na
educação à distância, estímulo a formas de educação comunitária e informal, em
todos os níveis; - a defesa da
universidade pública a serviço das transformações sociais, do apoio
à comunidade e ao ecodesenvolvimento; - a defesa da
moradia estudantil para todos os estudantes de nível de segundo e
terceiro graus, nas capitais brasileiras e em cidades que se destaquem como pólos
de formação educacional, visando o incentivo ao estudante brasileiro que deixa a
sua terra natal em busca de uma formação profissional que contribuirá para o
desenvolvimento do país.
2.SALVAR
AS CRIANÇAS CARENTES: Uma política de salvação física e cultural de
milhões de crianças abandonadas, principal problema social do Brasil, através da
mobilização de recursos nacionais e internacionais e uma política de assistência
local comunitária. Para tanto são necessárias:
milhões de crianças abandonadas, principal problema social do Brasil, através da
mobilização de recursos nacionais e internacionais e uma política de assistência
local comunitária. Para tanto são necessárias:
- a
escolarização e assistência das crianças retiradas da rua pela rede comum
de
escolas públicas, dotada de verbas suplementar e pessoal especializado para
promover a sua adaptação com assistência médica, alojamento e alimentação; - o apoio às
iniciativas comunitárias e descentralizadas de apoio às crianças para
retirá-las da rua: albergues, apoio a formas imediatas de geração de renda,
formação profissionalizante, cultural, artística e lazer; - no caso de
menores infratores, considerados de alta periculosidade, após a
avaliação pertinente dos Conselhos Tutelares Municipais interdisciplinares, estes
deverão ser internados em estabelecimentos especiais, dependentes do Ministério
da Justiça, de pequeno porte e lotação restrita, sempre que possível próximos às
comunidades de origem, e dotados de possibilidades de formação profissionalizante
e recuperação; - a
assistência médica especializada para as crianças de rua e para diversas
campanhas educativas preventivas, entre elas a DST’S/AIDS; - combate ao
abuso sexual, prostituição infantil e juvenil e o tráfico internacional
de crianças com a atribuição de penas maiores para estes crimes, com sua inclusão
no rol dos crimes hediondos.
(Estatuto do Partido Verde)
Parte do Estatuto do Partido Verde
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