sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PARTIDO VERDE


3 – Educação para a Cidadania e o Ecodesenvolvimento
1.O principal obstáculo a um desenvolvimento sustentado e a uma democracia
plena no país é o cada vez mais baixo nível educacional e cultural das sucessivas
gerações que passam pelo ou ao largo do sistema educacional vigente. A
degradação do sistema educacional, sua incapacidade de formar cidadãos e
também servir de base para uma valorização profissional adequada prejudica
notavelmente a consolidação de uma sociedade solidária e de uma economia capaz
de criar o máximo de valor agregado, o que depende de mão de obra qualificada.
São necessárias:
  • a educação das crianças para o pleno exercício da cidadania e a afirmação de
    uma cultura democrática de tolerância que estimule o convívio salutar das
    diferenças, afastando toda forma de opressão, discriminação e preconceito, que
    faça da solidariedade, do respeito aos direitos humanos e da defesa da natureza,
    valores permanentes da sociedade;
  • a recuperação e reabilitação da escola pública nos níveis primário, secundário e
    universitário, com um investimento no nível salarial e de formação e reciclagem
    permanente do professor;
  • a defesa do ensino público universitário e investimento na informatização, na
    educação à distância, estímulo a formas de educação comunitária e informal, em
    todos os níveis;
  • a defesa da universidade pública a serviço das transformações sociais, do apoio
    à comunidade e ao ecodesenvolvimento;
  • a defesa da moradia estudantil para todos os estudantes de nível de segundo e
    terceiro graus, nas capitais brasileiras e em cidades que se destaquem como pólos
    de formação educacional, visando o incentivo ao estudante brasileiro que deixa a
    sua terra natal em busca de uma formação profissional que contribuirá para o
    desenvolvimento do país.
2.SALVAR AS CRIANÇAS CARENTES: Uma política de salvação física e cultural de
milhões de crianças abandonadas, principal problema social do Brasil, através da
mobilização de recursos nacionais e internacionais e uma política de assistência
local comunitária. Para tanto são necessárias:
  • a escolarização e assistência das crianças retiradas da rua pela rede comum de
    escolas públicas, dotada de verbas suplementar e pessoal especializado para
    promover a sua adaptação com assistência médica, alojamento e alimentação;
  • o apoio às iniciativas comunitárias e descentralizadas de apoio às crianças para
    retirá-las da rua: albergues, apoio a formas imediatas de geração de renda,
    formação profissionalizante, cultural, artística e lazer;
  • no caso de menores infratores, considerados de alta periculosidade, após a
    avaliação pertinente dos Conselhos Tutelares Municipais interdisciplinares, estes
    deverão ser internados em estabelecimentos especiais, dependentes do Ministério
    da Justiça, de pequeno porte e lotação restrita, sempre que possível próximos às
    comunidades de origem, e dotados de possibilidades de formação profissionalizante
    e recuperação;
  • a assistência médica especializada para as crianças de rua e para diversas
    campanhas educativas preventivas, entre elas a DST’S/AIDS;
  • combate ao abuso sexual, prostituição infantil e juvenil e o tráfico internacional
    de crianças com a atribuição de penas maiores para estes crimes, com sua inclusão
    no rol dos crimes hediondos.
(Estatuto do Partido Verde)

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