domingo, 15 de janeiro de 2012

Competências de referência - Competências mais específicas a serem trabalhadas em formação contínua

Exemplos:

1. Organizar e animar situações de aprendizagem  
•    Conhecer, em uma determinada disciplina, os conteúdos a ensinar e sua tradução em objetivos de aprendizagem.
•    Trabalhar a partir das representações dos alunos.
•    Trabalhar a partir dos erros e obstáculos à aprendizagem.
•    Construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas
•    Comprometer os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento.

2. Gerir a progressão das aprendizagens  
•     Conceber e gerir situações-problema ajustadas aos níveis e possibilidades dos alunos.
•    Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino primário.
•    Estabelecer laços com teorias subjacentes às atividades de aprendizagem.
•    Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, segundo uma abordagem formativa.
•    Estabelecer balanços periódicos de competências e tomar decisões de progressão.

3. Conceber e fazer evoluir dispositivos de diferenciação 
•     Gerir a heterogeneidade dentro de uma classe.
•    Ampliar a gestão da classe para um espaço mais vasto.
•    Praticar o apoio integrado, trabalhar com alunos em grande dificuldade.
•    Desenvolver a cooperação entre alunos e certas formas simples de ensino mútuo.

4. Implicar os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho 
•     Suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com os conhecimentos, o sentido do trabalho escolar e desenvolver a capacidade de auto-avaliação na criança.
•    Instituir e fazer funcionar um conselho de alunos (conselho de classe ou da escola) e negociar com os alunos diversos tipos de regras e contratos.
•    Oferecer atividades de formação opcionais, " à la carte ".
•    Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.

5. Trabalhar em equipe 
•     Elaborar um projeto de equipe, representações comuns.
•    Animar um grupo de trabalho, conduzir reuniões.
•    Formar e renovar uma equipe pedagógica.
•    Confrontar e analisar juntos situações complexas, práticas e problemas profissionais.
•    Administrar crises ou conflitos entre pessoas.

6. Participar da gestão da escola 
•     Elaborar, negociar um projeto da escola.
•    Gerir os recursos da escola.
•    Coordenar, animar uma escola com todos os parceiros (para-escolares, bairro, associações de pais, professores de língua e cultura de origem).
•    Organizar e fazer evoluir, dentro da escola, a participação dos alunos.

7. Informar e implicar os pais  
•     Animar reuniões de informação e de debate.
•    Conduzir entrevistas.
•    Implicar os pais na valorização da construção dos conhecimentos.

8. Utilizar tecnologias novas  
•     Utilizar softwares de edição de documentos.
•    Explorar as potencialidades didáticas dos softwares em relação aos objetivos das áreas de ensino.
•    Promover a comunicação à distância através da telemática.
•    Utilizar instrumentos multimídia no ensino.

9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão 
•    Prevenir a violência na escola e na cidade
•    Lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.
•    Participar da implantação de regras da vida comum envolvendo a disciplina na escola, as sanções e a apreciação de condutas.
•    Analisar a relação pedagógica, a autoridade, a comunicação em classe.
•    Desenvolver o sentido de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.

 10. Gerir sua própria formação contínua 
•    Saber explicitar as próprias práticas.
•    Estabelecer seu próprio balanço de competências e seu programa pessoal de formação contínua.
•    Negociar um projeto de formação comum com colegas (equipe, escola, rede)
•    Envolver-se nas tarefas na escala de um tipo de ensino ou do DIP.
•    Acolher e participar da formação dos colegas.
      Philippe Perrenoud - 10 novas competências para ensinar.

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